TJAM | COORDENADORIA GERAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS

Mutirão de audiências com grandes litigantes acelera tramitação de processos no 3.º JEC

grandes litigantes 3 JECProcessos em que não houve acordo serão sentenciados em 30 dias, afirmou o juiz Luís Cláudio Chaves, que coordenou o mutirão.


grandes litigantes 2 3 JECO 3.º Juizado Especial Cível da capital realizou nesta sexta-feira (14) um mutirão de audiências de conciliação. A ação contou com a parceria do Centro Universitário Fametro, que disponibilizou as instalações da Unidade 5 da Constantino Nery para a ação e auxiliou também com a participação de acadêmicos do curso de Direito no atendimento ao jurisdicionado. No total, 150 audiências de relação de consumo foram pautadas.

grandes litigantes 3 3 JECDe acordo com o juiz Luis Cláudio Chaves, o mutirão objetiva dar celeridade aos processos que tramitam no 3.° Juizado Especial Cível, envolvendo grandes litigantes. “Conseguimos reunir em um único ato todos os pilares da Justiça. Conseguimos aumentar o acesso da população à Justiça, diminuir o tempo de duração dos processos e a sociedade é a beneficiada, porque a garantia da razoável duração do processo se torna uma coisa concreta, real e não apenas uma declaração esparsa que não tem efetividade, tanto que após esse mutirão os processos em que não houver homologação de acordos serão sentenciados em 30 dias”, afirmou o magistrado, que está respondendo cumulativamente pelo 3.º JEC.

grandes litigantes 4 3 JECA Fametro disponibilizou 12 salas, equipadas com computadores e mobiliário adequados à atividade de conciliação para receber 150 jurisdicionados. Entre as grandes litigantes estavam empresas concessionárias de água; de energia, empresas aéreas, empresas de telefonia móvel, de TV a cabo, seguradoras; lojas e supermercados; instituições financeiras e construtora.

A atividade contou com a participação de servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas e a atuação na conciliação de 42 acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Fametro, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas. “Ficamos muito felizes, pois, além de colaborarmos com a Justiça dando celeridade aos processos, os nossos acadêmicos de Direito tiveram a oportunidade de ter este primeiro contato com a prática. Eles estavam ansiosos, pois é uma grande troca de conhecimento", destacou a coordenadora do Núcleo de Práticas da Fametro, Alessandra Contiero.

 

Deborah Azevedo

Fotos: Chico Batata

Revisão de texto: Joyce Tino

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DVTIC) - Setor de Desenvolvimento de Sistemas (SDS) - Todos os Direitos Reservados