TJAM | COORDENADORIA GERAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS

TJAM unifica distribuição nos Juizados Especiais das Zonas Norte e Leste de Manaus

Lúcio FonteA medida objetiva equacionar o número de processos nos JECs que funcionam nos dois fóruns.


 

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DVTIC) e da Coordenação dos Juizados Especiais, inciou a unificação na distribuição dos processos nos Juizados Especiais Cíveis que funcionam no Fórum Azarias Menescal, na zona Leste de Manaus, e no Fórum Lúcio Fonte de Rezende, na Cidade Nova, zona Norte.

Antes, o jurisdicionado da zona Norte – ou operadores do Direito – procuravam o Fórum Lúcio Fonte de Rezende, na Cidade Nova e, quem mora na Zona Leste procurava o Fórum Azarias Menescal.

Com a mudança, quem reside nas duas zonas pode optar por procurar um dos dois Fóruns e dar entrada na petição. A distribuição será por meio de sorteio para um dos seis juizados cíveis disponíveis nos dois fóruns.

A medida tem a finalidade de equacionar o número de processos nos dois fóruns. Agora, com a distribuição, os processos serão direcionados ao fórum com menor número de processos.

Também muda

No Sistema de Automação da Justiça (SAJ), com a mudança, os Foros da Comarca de Manaus passam a não serão mais divididos como "Henoch Reis", "Mário Verçosa", "Azarias Menescal", "Lúcio Fonte de Rezende", "Unidades Descentralizadas" e "Nilton Lins", passando a existir somente a estrutura "Capital - Fórum de Manaus".

A mudança tem o objetivo de trazer facilidades para os usuários do portal, para advogados e para outros órgãos que utilizam o sistema para peticionamento, com é o caso da Defensoria Pública, os quais não precisarão mais identificar em qual fórum consultar ou peticionar. O procedimento reduzirá os equívocos de geração de custas para foros diferentes, o que causa grandes transtornos aos advogados que precisam pedir reembolso.

Carlos de Souza
Foto: Chico Batata/Arquivo TJAM

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DVTIC) - Setor de Desenvolvimento de Sistemas (SDS) - Todos os Direitos Reservados