TJAM | COORDENADORIA GERAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS

TJAM leva ações do Programa Justiça Itinerante à Ulbra e à Unip no mês de agosto

justiça itinerante

Nas duas universidades, o atendimento contará com a participação de acadêmicos de Direito, treinados para atuar como conciliadores voluntários.


A partir de segunda-feira (31), a unidade móvel do Programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), estará atendendo no Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/Ulbra), localizado na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1.460, no bairro Japiim II, zona Sul de Manaus. De acordo com a coordenação do programa, o atendimento no local se estenderá até o dia 18 de agosto.

De 21 de agosto a 1º de setembro, o atendimento passará a ser realizado nas dependências da Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 4.390, bairro Parque 10, zona Centro-Sul.

De acordo com o juiz coordenador do Justiça Itinerante, Alexandre Novaes, os períodos de atendimento na Ulbra e na Unip atendem solicitação da direção das duas instituições de ensino superior e marca o início de uma série de parcerias que estão sendo realizadas com universidades para fortalecer ainda mais as ações do programa. "Tanto na Ulbra quanto na Unip, o atendimento ao público contará com a participação de acadêmicos dos cursos de Direito das duas universidades, que receberan treinamento para atuar como conciliadores voluntários", destacou Novaes.

No Justiça Itinerante, o cidadão pode ajuizar gratuitamente, sem advogados, ações no valor de até 20 salários mínimos, na área cível e ações de natureza consensual na área de família. Ações envolvendo cobrança de dívidas, danos materiais e morais, direito do consumidor, pensão alimentícia, divórcio consensual e reconhecimento voluntário de paternidade poderão ser ajuizados por meio do programa.

Para ser atendido, é necessário que o cidadão esteja com os documentos originais e cópias. Para tirar dúvidas, o programa disponibiliza o telefone (92) 98455-7698. O atendimento é feito das 8h às 14h.

Cidade Nova

Nesta sexta-feira (28), o programa encerra a fase de atendimento no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, onde foi iniciado o calendário de atividades deste segundo semestre.

Até o final do ano, o programa deverá ser levado a bairros como o Puraquequara, Cidade de Deus e Santo Antônio, buscando atender em todas as zonas da capital.

Dica de acesso

Para facilitar o acesso de pessoas interessadas em buscar atendimento no Justiça Itinerante durante o período em que a unidade móvel do programa estiver posicionada na Ulbra, a coordenação do programa informou que o local é servido pelas linhas de ônibus 612 e 614.

Carlos de Souza
Edição: Terezinha Torres
Foto: Raphael Alves - Arquivo TJAM

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209

Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DVTIC) - Setor de Desenvolvimento de Sistemas (SDS) - Todos os Direitos Reservados